Guarda Mirim do Paraná

Quando acontecem as inscrições?

 As inscrições para o Ensino Médio Guarda Mirim ocorrem antes do final do período letivo, sendo amplamente divulgadas no site da educação (www.educacao.pr.gov.br), na página oficial da instituição, nas redes sociais e na sede da Guarda Mirim do Paraná.

 A inscrição para a Aprendizagem Profissional [Qualificação Assistente Administrativo] é condicionada à  matrícula no Ensino Médio.

 As inscrições para o Curso Técnico Subsequente em Administração ocorrem antes do final do período letivo, sendo amplamente divulgadas no site da educação (www.educacao.pr.gov.br), na página oficial da instituição, nas redes sociais e na sede da Guarda Mirim do Paraná;

Como realizar a inscrição para a Guarda Mirim?

A inscrição é realizada diretamente nos locais previstos nos editais de seleção, podendo ser on-line e/ou presencialmente na sede da Guarda Mirim do Paraná, sito à Avenida Anita Garibaldi, 2395 - bairro Ahú.

Qual o custo da inscrição para a Guarda Mirim?

A inscrição é totalmente gratuita. Não há cobrança de mensalidades e/ou afins.

Quais os requisitos para participar do programa Guarda Mirim?

Estar cursando o Ensino Médio do Colégio Estadual Guarda Mirim do Paraná e atender aos critérios previstos no edital de seleção.

Após o ingresso na Guarda Mirim, qual o tempo de duração do programa?

O programa tem duração dois anos e meio. No primeiro ano, o adolescente participa do Curso de Formação Cidadã. No segundo ano e terceiro ano, ele faz o curso de Aprendizagem e, se aprovado, também será encaminhado para a prática profissional em uma das empresas parceiras.

Após o ingresso na Guarda Mirim, quando o adolescente começa trabalhar?

O adolescente considerado apto, após o curso de Pré-aprendizagem/Formação Cidadão e com rendimento satisfatório nas disciplinas do ensino regular, é matriculado no curso de aprendizagem e, na sequência, encaminhado para o mundo de trabalho para atuar como Jovem Aprendiz em uma empresa parceira por até um ano e meio.

A Guarda Mirim é uma escola?

Sim. A Guarda Mirim é um colégio estadual que oferta regularmente o Ensino Médio. O programa de aprendizagem profissional para atendimento a adolescente em situação de vulnerabilidade e risco social acontece em turno contrário à escolarização.

Como funciona o Curso Técnico em Administração da Guarda Mirim?

O Curso Técnico em Administração da Guarda Mirim é subsequente. Portanto, para ingressar no Curso, o estudante necessita ter concluído o Ensino Médio. A sua inscrição é Gratuita e ocorre anualmente conforme edital que será amplamente divulgado nas redes sociais e nos sites da Educação do Paraná.

Quais são as funções e a denominação do guarda mirim?

Em respeito ao histórico e ao carinho da população de Curitiba e Região Metropolitana aos adolescentes que estão vinculados à Instituição, a identificação dos jovens como Guardas-Mirins é mantida mesmo não sendo mais permitido a atuação profissional de adolescentes no controle de trânsito como outrora, sendo assim nossos educandos são denominadas como:

a) Aspirantes à Guarda Mirim: Todo adolescente que ingressa na Instituição, durante o período que frequenta o curso de Pré-aprendizagem e Formação Cidadã, é denominado (e identificado) como Aspirante.

b) Guarda Mirim: Os adolescentes que concluem a Pré-aprendizagem e a Formação Cidadã tornam-se aptos a iniciar o Curso de Aprendizagem (com duração de 02 anos) e automaticamente passam a ser denominados (e identificado) como Guarda Mirim.

Aos Guardas-Mirins é permitido, pleitear uma vaga no Pelotão de Oficiais Mirins, no qual os selecionados auxiliam o Comando Militar nas rotinas cotidianas referentes à ordem e à disciplina dentro da Unidade. Aos jovens oficiais, também, recai a responsabilidade de serem sempre a primeira referência dos demais, sendo exigido uma conduta coerente ao regimento interno.

Quais são as empresas parceiras da Guarda Mirim do Paraná?

Em 2016, o Colégio Estadual Guarda Mirim, visando um maior aprimoramento de seus adolescentes, tem desenvolvido diversas ações em parcerias com:

 Júnior Achievement do Paraná

 Instituto Embeleze

 Kenue Academy Curitiba

Qual a história da Guarda Mirim do Paraná?

Fundada em 6 de setembro de 1963, a então denominada Casa do Menor Trabalhador, funcionava na Rua Comendador Araújo, nº 388 e abrigava 295 adolescentes em dois regimes: internato e semi-internato. Na época, os adolescentes eram distribuídos em três cursos: Formação e Aperfeiçoamento de Vigilantes Mirins, Engraxates e Lavadores de Carro e Formação Profissional para Menores de Campo Comprido.

Em 1966, por meio de um decreto da Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social, extinguiu-se ao curso de Engraxates e Lavadores de Carros.
Os adolescentes que faziam o curso de Formação e Aperfeiçoamento de Vigilantes Mirins tinham a missão de ajudar no controle do trânsito de Curitiba, atividade desenvolvida sem remuneração. A casa fornecia uniforme, alimentação, pouso aos internos e alimentos a algumas famílias dos semi-internos.

Em 1969, os Vigilantes-Mirins deixaram de prestar serviços junto ao Batalhão de Trânsito de Curitiba e foram encaminhados para trabalhar no apoio administrativo de Secretarias de Estado e algumas empresas.

Em 21 de outubro de 1974, a Casa do Menor Trabalhador foi transferida para um imóvel comprado pelo Governo do Estado, na Av. Anita Garibaldi, 2395, bairro Ahú, na capital.
A unidade também mudou de nome e passou a se chamar Centro de Integração Comunitária Diva Pereira Gomes. Em regime de semi-internato, oferecia as quatro séries iniciais do Ensino Fundamental. Nesta época, os adolescentes eram encaminhados para o mercado de trabalho, mas sem participarem de curso profissionalizante.

A partir de 1977, o Centro de Integração Comunitária deixou de oferecer a escolarização e os adolescentes passaram a estudar em escolas próximas à comunidade.
Três anos depois, em 1980, o Centro de Integração implantou os cursos de Auxiliar de Escritório e Relações Humanas e, também, o Programa CES (Centro de Estudos Supletivos), com o objetivo de reduzir a defasagem escolar. O Programa CES funcionou na unidade até 2005, já com a denominação CEEBJA.

Apenas em 1986, o Centro passou a atender adolescentes do sexo feminino. Outra curiosidade a respeito da unidade é que o nome “Guarda Mirim” não foi planejado. Ele foi adotado pelo costume da população de chamar os adolescentes de Guardas-Mirins, em função de, inicialmente, auxiliarem o Batalhão de Trânsito no controle do tráfego na região central de Curitiba.
Atualmente, a Instituição promove a inserção de adolescentes de ambos os sexos, no mundo do trabalho por meio do Programa de Aprendizagem, vinculados à Qualificação Profissional Básica ao Adolescente Aprendiz (QPB-AA) da Secretaria de Estado da Educação.