Grêmio estudantil

Banner #FaçaParte

Dê voz aos interesses dos estudantes! Participe do Grêmio Estudantil!

Instâncias Colegiadas - Grêmio Estudantil

O Grêmio Estudantil é o canal de comunicação entre estudantes e educadores. É um exercício de cidadania, convívio, representatividade, comprometimento e responsabilidade.

O Grêmio Estudantil é uma organização formada unicamente por estudantes e tem como objetivo defender seus interesses.

A participação no Grêmio insere o jovem na vida social, cultural e política, e oportuniza que ele desenvolva a autonomia e o espírito de liderança.

Uma das funções do Grêmio Estudantil é unir os estudantes, envolvendo-os na promoção de festivais de música, torneios esportivos, apresentações teatrais, debates, entre outros.

Quer saber mais? Confira as informações a seguir.

Banner #FaçaAcontecer

Participar do Grêmio Estudantil tornará você parte de uma iniciativa que tem o potencial para mudar realidades, além de ampliar sua visão de mundo e possibilitar seu autodesenvolvimento.

Por isso, se você deseja mudanças na sua escola ou na sua comunidade, esse é o primeiro passo para fazer a diferença.

Ficou interessado? Vamos montar um grêmio em sua escola? De acordo com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), confira os passos para montar o grêmio na sua escola:

Ícone para formação da comissão do grêmio estudantil.

Passo 1

O grupo que pretende formar o grêmio comunica à direção da escola, divulga a proposta entre os alunos, convidando os interessados e os representantes de classe (se houver) para formar a Comissão Pró-Grêmio. Este grupo elabora uma proposta de estatuto que será discutida e aprovada pela Assembleia Geral.

Ícone para assembleia geral do grêmio estudantil.

Passo 2

A Comissão Pró-Grêmio convoca todos os alunos da escola para participar da Assembleia Geral. Nesta reunião, decide-se o nome do grêmio, o período de campanhas das chapas, a data das eleições e se aprova o Estatuto do Grêmio. Nessa reunião também são definidos os membros da Comissão Eleitoral.

Ícone para debate de ideias das chapas que concorrem à formação do grêmio estudantil.

Passo 3

Os alunos se reúnem e formam as chapas que concorrerão à eleição. Eles devem apresentar suas ideias e propostas para o ano de gestão no Grêmio Estudantil. A Comissão Eleitoral promove debates entre as chapas, abertos a todos os alunos.

Ícone para eleição do grêmio estudantil.

Passo 4

A Comissão Eleitoral organiza a eleição (o voto é secreto). A contagem é feita pelos representantes de classe, acompanhados de dois representantes de cada chapa e, eventualmente, dos coordenadores pedagógicos da escola. No final da apuração, a Comissão Pró-Grêmio deve fazer uma Ata de Eleição para divulgar os resultados.

Ícone para ata de eleição e de estatuto.

Passo 5

A comissão Pró-Grêmio envia uma cópia da Ata de Eleição e do Estatuto para a direção da escola e organiza a cerimônia de posse da diretoria do Grêmio.

Ícone de retorno aos debates das chapas que concorrerão à eleição ao Grêmio Estudantil.

Retorno ao Passo 3

A cada ano, cada Grêmio reinicia o processo eleitoral a partir do passo 3.

Fonte: adaptado de http://ubes.org.br/gremios/

Confira no site da Ubes os documentos necessários para montar seu grêmio, além de elucidar suas dúvidas no tópico de perguntas e respostas mais comuns sobre grêmios e obter outras informações.

Banner Seleção de vídeos