Educação Profissional e Técnica de Nível Médio

O que é Educação Profissional Tecnológica (EPT)?

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é uma modalidade de ensino que visa a formação geral do aluno, também englobando sua preparação para o mundo do trabalho. Dessa forma, ela facilita a transição da escola para a vida profissional. A EPT deve estar integrada às demais modalidades de ensino e às dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia. É organizada por eixos tecnológicos, em conexão com o mundo do trabalho.

Como fica a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no contexto do Novo Ensino Médio?

A formação profissional e tecnológica será uma alternativa para o aluno do Ensino Médio. Antes, o jovem que quisesse cursar uma formação técnica de nível médio precisava ter 2.400 horas no ensino regular e mais 1.200 no técnico, totalizando 3.600 horas.

O estudante poderá, a partir de agora, optar por uma formação profissional e tecnológica dentro da carga horária do Ensino Médio, sendo 1.800 horas-aulas dedicadas à formação geral básica e 1.200 para os itinerários formativos, integralizando 3.000 horas ao longo dos 3 anos.

Os itinerários correspondem a uma parte flexível do currículo, em que os estudantes podem escolher no que querem se aprofundar, de acordo com interesses, aptidões e intenções de carreira. Os cinco itinerários formativos - um para cada área do conhecimento - são: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional.

A educação profissional e tecnológica (EPT) está presente apenas em escolas técnicas?

Não. Além das escolas técnicas, muitas escolas regulares também passarão a ofertar o itinerário da educação profissional e tecnológica. Além disso, os estudantes poderão, por exemplo, fazer a formação técnica e profissional em outra instituição, cabendo à escola de origem emitir a certificação.

Todos os cursos da educação profissional e tecnológica (EPT) têm previsão de estágio obrigatório na carga horária?

Não. Os cursos da educação profissional, de maneira geral, são bastante conectados ao mundo do trabalho, mas nem todos exigem estágio. Apesar disso, mesmo nos itinerários em que não há obrigatoriedade, existem possibilidades de vivência profissional ao longo do curso, seja através de programas de aprendizagem ou estágios não-obrigatórios.

Em que momento do curso as Unidades Curriculares específicas do itinerário formativo da educação profissional e tecnológica (EPT) se iniciam?

Desde a primeira série do Ensino Médio o estudante vai ter uma carga horária dedicada às Unidades Curriculares do itinerário formativo. A carga horária da Formação Geral Básica é decrescente ao longo dos anos, e a do itinerário formativo vai aumentando, atingindo seu ápice na 3ª série.

Não encontrou a resposta que estava procurando?
Então, preencha o formulário abaixo e nos envie o seu questionamento.

Seus dados
Quem é você
CAPTCHA de imagem
Digite o texto exibido na imagem.