Agrinho 2022 lança concurso de programação para estudantes da rede estadual
21/06/2022 - 08:53

Já com os concursos Redação Paraná Nota 10 e de robótica em andamento, o Programa Agrinho 2022 (parceria do Sistema Faep/Senar-PR com a Seed-PR) também lança um concurso de programação para incentivar e valorizar o ensino de tecnologia e inovação, presente na matriz curricular dos estudantes da rede estadual de ensino. 

Ao todo, o concurso premiará 128 projetos, sendo quatro de cada Núcleo Regional de Educação (NRE). Estudantes e professores responsáveis pelos projetos vencedores vão receber um smartphone e um certificado cada um (se o mesmo professor for premiado em mais de um projeto, ele receberá somente um aparelho).

Podem participar do concurso alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º anos) das escolas em tempo integral ou com ampliação de jornada (EduTech) e do 1º ano do ensino médio regularmente matriculados nos colégios estaduais — são ao todo cerca de 150 mil estudantes aptos. O tema dos projetos é livre, mas espera-se um cunho de contribuição social. 

O concurso será dividido em duas categorias, uma para cada etapa de ensino (fundamental e médio), respeitando as habilidades que estão sendo desenvolvidas ao longo dos estudos na área.

A categoria 1 é direcionada aos estudantes do 6º ao 9º anos, sendo que o projeto deverá ser desenvolvido em linguagem de programação Scratch. Atualmente, os alunos da educação em tempo integral desse anos têm duas aulas semanais de Programação e Tecnologia Computacional. Além disso, qualquer aluno desses anos também pode participar da ampliação de jornada com o programa Edutech (na modalidade Games e Programação).

Já a categoria 2, voltada aos estudantes do 1º ano do médio, deverá ter o projeto realizado nas linguagens HTML, CSS ou Javascript. Com o início do novo ensino médio, esses estudantes têm duas aulas semanais de Pensamento Computacional.

Etapas — O concurso acontece em três etapas: escolar, regional e estadual. A primeira já começou e vai até o dia 29 de julho. Nela, os estudantes devem apresentar os projetos para sua escola, que será responsável por avaliá-los e escolher um projeto finalista por categoria. Os colégios terão até o dia 12 de agosto para encaminhar os resultados aos NRE por este link (utilizando o e-mail @escola).

Já a segunda etapa consiste em uma avaliação a nível regional, na qual cada NRE irá selecionar até o dia 19 de agosto dois projetos da categoria 1 e seis projetos da categoria 2. O envio dos selecionados deverá ser feito neste link (utilizando o e-mail @escola).

Por fim, a etapa final do concurso irá avaliar em nível estadual, por meio de uma comissão formada pelo programa Agrinho, um projeto da categoria 1 e três projetos da categoria 2 por NRE, totalizando os 128 projetos vencedores. A divulgação dos resultados será no dia 13 de outubro, já a cerimônia de premiação está prevista para acontecer no mês de novembro, em Curitiba

Confira aqui o regulamento completo.


Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 20/06/2022. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.

Últimas Notícias