Aluno do EduTech desenvolve site de notícias sobre música 22/06/2021 - 14:20

Os estudantes do EduTech, programa que oferece cursos de programação para a rede estadual, estão colocando em prática o conteúdo aprendido em quase três meses de aulas. É o caso de Willian Mateus Uss (15), aluno do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Professor Estanislau Wrublewski, no Distrito de Santana, em Cruz Machado. Ele está desenvolvendo um site de notícias sobre os lançamentos do mundo do funk — gênero musical de que mais gosta.

“Primeiro, fiz logo, cabeçalho, rodapé e comecei a criar o site. Aí, fiz uma pesquisa sobre o tema, para encontrar notícias interessantes”, conta Willian, que mostra o progresso do desenvolvimento do portal neste vídeo. Ele pretende, nas próximas aulas do EduTech, aprimorar ainda mais o seu site e, no futuro, colocá-lo no ar. “Quero um layout mais interativo e responsivo, que se adapte para telas de outros dispositivos, como o celular”, comenta.

No 1º ano do Ensino Médio, o conteúdo abordado no EduTech consiste em programação front-end com as linguagens de programação HTML e CSS — mas Willian já aprendeu, também, um pouco de JavaScript.  “O Willian vem se destacando nos desafios que eu proponho. Ele é muito detalhista, pesquisador, participativo. Vai até além do que é aplicado na plataforma”, afirma sua professora, Joice Siqueira Lima. “Acredito que ele terá muito sucesso e ingressará logo no mercado de trabalho.”

Programa EduTech — Lançado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (Seed-PR) neste ano, o programa EduTech oferece cursos gratuitos de programação, games e animação, destinados a estudantes dos ensinos Fundamental II e Médio da rede pública estadual. As turmas têm encontros semanais com um professor e acesso em tempo integral a uma plataforma digital com todo o conteúdo do trimestre, incluindo videoaulas, textos, áudios, slides e exercícios. Cada série cursa uma trilha de ensino diferente.

As aulas tiveram início em 1º de abril, após um evento inaugural transmitido pelo YouTube, que contou com a participação da empresária Luiza Helena Trajano, da rede de lojas Magazine Luiza; Fábio Coelho, presidente da Google no Brasil; Priscila Cruz, presidente executiva do Todos pela Educação; e Paulo Silveira, CEO do grupo Alura e mestre pela USP em Geometria Computacional. Eles falaram sobre suas experiências e perspectivas para o futuro nos segmentos da tecnologia, educação e empreendedorismo. Além dos convidados, também participaram o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e o secretário estadual da Educação e do Esporte, Renato Feder. Mais informações sobre o programa estão disponíveis na página educacao.pr.gov.br/programacao.

Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 18/06/2021. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.