Começa o curso de inglês para alunos selecionados para intercâmbio do Ganhando o Mundo 20/06/2022 - 08:51

O curso de inglês para os estudantes selecionados para o intercâmbio na Nova Zelândia da segunda edição do programa Ganhando o Mundo começou nesta quarta-feira (15). Uma aula inaugural abriu as atividades do curso, que vai auxiliar os alunos a se comunicarem com maior facilidade no país onde vão estudar.

Organizado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e o Programa Paraná Fala Idiomas (PFI), o curso acontece a distância e tem duração de dois meses, totalizando 80h de aula. A plataforma foi desenvolvida pela Universidade Estadual do Centro Oeste.

Os estudantes terão acesso a seis módulos de estudo e, no início e no encerramento de cada um, passarão por testes de nivelamento. Os conteúdos do curso vão possibilitar que os alunos conheçam o vocabulário que utilizarão no dia a dia na Nova Zelândia.

As atividades podem ser realizadas a qualquer momento do dia. A navegação pelos conteúdos é feita pelos próprios estudantes, e os professores tutores estarão disponíveis para auxiliar em possíveis dúvidas. Além disso, os tutores vão organizar lives pela plataforma para um melhor acompanhamento dos intercambistas.

Estudante do Colégio Estadual Gratulino de Freitas, em Guaratuba, Mary Kimberlly Pinheiro da Silva acredita que o curso vai contribuir para que ela consiga conversar com as pessoas assim que chegar no país. “O meu inglês é bem básico. Eu espero me dedicar e ir para lá me comunicando bem”, afirma.

A aluna está ansiosa para embarcar para a Nova Zelândia e estudar parte de seu ensino médio no país. “Esse sempre foi meu sonho, desde criança. Sempre me esforcei muito para isso e fiquei muito emocionada quando vi que fui selecionada”, comenta Mary.

Suporte financeiro — Durante o semestre de intercâmbio, os alunos terão o auxílio para despesas de R$ 800 mensais. Os custos de alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar, emissão de cartão de débito internacional, reuniões de orientação, assim como o curso preparatório de língua estrangeira, serão custeados pela Seed.

O programa — O Ganhando O Mundo vai levar 100 estudantes da rede pública estadual do Paraná para estudar na Nova Zelândia, na modalidade high school (ensino médio), no próximo semestre letivo. Esta é a segunda edição do programa — na primeira, 100 estudantes embarcaram para o Canadá no início deste ano.

Saiba mais sobre o programa de intercâmbio em http://www.ganhandoomundo.pr.gov.br/.

Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 15/06/2022. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.