Celem

Banner Curso de Espanhol Online com a bandeira de fundo

 

Estudantes, professores e a comunidade de todas as regiões do Estado do Paraná terão a oportunidade de participar do curso de espanhol no formato totalmente on-line, ofertado pelo CELEM, além dos cursos presenciais já em funcionamento, com aulas e atividades via Google Classroom e Google Meet.

 

Quer saber mais?

O curso é semestral com carga horária semanal de 04 (quatro) horas-aula distribuídas em dois dias da semana, totalizando 75 (setenta e cinco) horas por semestre. Você tem a possibilidade de cursar até 4 semestres, com progressão de conhecimento.

Podem se inscrever estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (fase II), matriculados na rede pública estadual paranaense. Professores da rede pública estadual do Paraná e Agentes Educacionais I e II, com vínculo ativo, e comunidade residente no Estado do Paraná também podem concorrer às vagas.

Para participar do curso Espanhol Online, você precisa ter computador ou celular com microfone e câmera, bem como, acesso à internet.

 

Ficou interessado(a)?

O número de vagas é limitado a cada público, conforme informações abaixo. Não fique de fora!

  • Estudantes: 525
  • Comunidade em geral: 147
  • Professores e funcionários da rede: 63

 

Inscreva-se!

 

Atenção! As inscrições vão até o dia 15/07. As aulas serão ofertadas no período de 25/07/2022 a 19/12/2022.

 

 

 

Banner Celem

 

Pensando em aprender um novo idioma, aperfeiçoar sua comunicação em língua portuguesa ou aprender língua de sinais?

Você pode estudar em uma instituição de ensino da rede pública que oferte os cursos do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem).

Atualmente, o Celem oferta cursos das Línguas Estrangeiras Modernas (LEM), que são: Alemão, Espanhol, Francês, Italiano, Japonês, Mandarim, Polonês e Ucraniano; Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

Rótulo "Quem pode se inscrever em um curso ofertado pelo Celem?"

 Estudantes do ensino público estadual matriculados no Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos, num total de pelo menos 70% das vagas.

 Professores e funcionários das da rede estadual de ensino, Seed-PR e Núcleo Regional de Educação (NRE), num total de até 10% das vagas.

 Comunidade, num total de até 20% das vagas.

Importante: Referente ao curso de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL), é destinado, preferencialmente, a estudantes estrangeiros ou a migrantes de retorno, regularmente matriculados na Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná, que não possuem nível de proficiência suficiente em Língua Portuguesa para a realização das atividades escolares.

 

Rótulo "Como se inscrever?"

As matrículas nos cursos são anuais, concomitantes ao período de matrícula escolar. Elas podem ser realizadas diretamente nas instituições de ensino com oferta de cursos do Celem, que variam de escola para escola.

Acesse as planilhas abaixo e, para encontrar o que você procura, utilize o atalho Ctrl+F.


Acesse também:

Legislação

Resolução nº 5719/2021 - Seed - Altera a Resolução nº 1.709/2018 - GS/Seed, de 19 de abril de 2018.

Instrução Normativa nº 001/2022 - Deduc/Seed - Estabelece critérios para implantação e funcionamento de cursos, nos formatos presencial e remoto, no Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem) da rede pública estadual de ensino do Paraná.