Celem

Banner Celem

Pensando em aprender um novo idioma, aperfeiçoar sua comunicação em língua portuguesa ou aprender língua de sinais?

Você pode estudar em uma instituição de ensino da rede pública que oferte os cursos do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem).

Atualmente, o Celem oferta cursos das Línguas Estrangeiras Modernas (LEM), que são: Alemão, Espanhol, Francês, Italiano, Japonês, Mandarim, Polonês e Ucraniano; Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Rótulo "Quem pode se inscrever em um curso ofertado pelo Celem?"

Estudantes do ensino público estadual matriculados no Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos, num total de pelo menos 70% das vagas.

Professores e funcionários das da rede estadual de ensino, Seed-PR e Núcleo Regional de Educação (NRE), num total de até 10% das vagas.

Comunidade, num total de até 20% das vagas.

Importante: Referente ao curso de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL), é destinado, preferencialmente, a estudantes estrangeiros ou a migrantes de retorno, regularmente matriculados na Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná, que não possuem nível de proficiência suficiente em Língua Portuguesa para a realização das atividades escolares.

Rótulo "Como se inscrever?"

As matrículas nos cursos são anuais, concomitantes ao período de matrícula escolar. Elas podem ser realizadas diretamente nas instituições de ensino com oferta de cursos do Celem, que variam de escola para escola.

Acesse as planilhas abaixo e, para encontrar o que você procura, utilize o atalho Ctrl+F.

Rótulo "Curso de Espanhol Online"

Em reformulação.

Ícone "Curso de Espanhol Online".

Acesse também:

Legislação

Resolução nº 5719/2021 - Seed - Altera a Resolução nº 1.709/2018 - GS/Seed, de 19 de abril de 2018.

Instrução Normativa nº 001/2022 - Deduc/Seed - Estabelece critérios para implantação e funcionamento de cursos, nos formatos presencial e remoto, no Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem) da rede pública estadual de ensino do Paraná.