FAQ - Instalação de Certificado

Você tem dúvidas quanto a instalação do certificado de segurança em seu dispositivo móvel?

Este FAQ tem o objetivo de lhe ajudar a sanar possíveis dúvidas em relação a instalação do certificado de segurança. Confira!

O certificado de segurança tem o objetivo de colaborar com o uso consciente e sadio da internet no ambiente escolar.

A função do certificado é impedir que imagens e conteúdos impróprios, surjam em seu dispositivo móvel ao acessar sites de busca.

Para que seu dispositivo móvel possa utilizar com segurança os sites de busca e motores de busca, ou seja, quando a busca é realizada diretamente na barra de endereço dos navegadores. Além de permitir o acesso a alguns serviços do Google voltados à busca.

Não, você não é obrigado(a). Mesmo que não instale o certificado em seu dispositivo móvel, poderá utilizar a internet e aplicativos normalmente, porém os sites de busca, como, por exemplo, o Google, você não conseguirá utilizar.

Você não conseguirá utilizar os sites de busca, mas poderá utilizar normalmente os aplicativos e no caso do navegador, bastará digitar na barra os endereços do site que pretende acessar.

Não. O certificado é apenas uma “chave de criptografia” que uma vez instalado, “autoriza a inspeção de conteúdos” que normalmente seriam protegidos por “políticas de privacidade”.

Você deve consultar o Tutorial de Instalação, de acordo com o sistema operacional e navegador de seu dispositivo móvel. Os tutoriais estão disponíveis no site: https://aluno.escoladigital.pr.gov.br/instalacao_certificado_seguranca

Caso tenha dificuldade em instalar o certificado, solicite ajuda aos Técnicos do CRTE do NRE ao qual a escola pertence.

Utilize o certificado recomendado pela SEED. Não recomendamos que os procedimentos de instalação sejam feitos com certificados de fontes desconhecidas.

Você pode utilizar os tutoriais disponíveis no site: https://aluno.escoladigital.pr.gov.br/instalacao_certificado_seguranca, ou entrar em contato com os Técnicos do CRTE do NRE ao qual a escola pertence

Sim. Você pode desinstalar o certificado a qualquer momento, contudo é importante estar ciente que ficará sem acesso aos sites de busca.