Concurso Agrinho - Categoria Robótica

O concurso Agrinho - Categoria Robótica é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Administração Regional do Estado do Paraná (SENARPR) e da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e visa a oportunizar o espaço de apresentação de propostas inovadoras que buscam o estímulo de novas experiências com a abordagem da Robótica para a ampliação do conhecimento dos estudantes da rede estadual de ensino do Paraná, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de projetos de Robótica aplicados à construção de protótipos com materiais descartados/recicláveis - tecnológicos e/ou eletrônicos, respeitando-se o tema do Concurso!

Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades” é o tema do projeto a ser desenvolvido em 2024 e deverá apresentar requisitos mínimos para avaliação:

Complexidade/dificuldade de elaboração;

Criatividade/Inovação;

Relevância e impacto de modo a contemplar o tema “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”;

Organização/apresentação do projeto.

Ficou interessado neste concurso? Quer saber como participar? Consulte o Regulamento!

• Orientações para a Escola
  • Orientações para o NRE
  • Resultado - Etapa Regional
  • Cronograma de Apresentação de Projetos - Etapa Estadual
  • Resultado - Etapa Estadual

Apresentamos, abaixo, algumas informações sobre o concurso.

Professores que atuam na rede pública do Estado do Paraná e estudantes dos ensinos Fundamental e Médio regularmente matriculados nas instituições de ensino da rede pública do Estado do Paraná, com oferta de aulas/iniciativas de Robótica.

São duas subcategorias para participação:

Subcategoria 1 - Ensino Fundamental, contemplando estudantes regularmente matriculados no 6º, 7º, 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental;

Subcategoria 2 - Ensino Médio, contemplando estudantes regularmente matriculados na 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª séries do Ensino Médio.

A elaboração dos projetos ocorrerá no período de abril a 21 de julho de 2024;

Os projetos devem ser elaborados em equipes contendo 4 estudantes, tendo um professor como orientador de cada projeto;

Durante a execução do projeto, o professor orientador deverá registrar, por meio de fotos e vídeos, todas as etapas de desenvolvimento de cada um dos projetos desenvolvidos pelas turmas.

Etapa Escolar

A elaboração dos projetos ocorrerá no período de abril a 21 de julho de 2024.

Até 21 de julho de 2024, cada escola deve compartilhar, pelos formulários de Compartilhamento de Projetos, todos os projetos desenvolvidos por suas equipes e turmas.

No período de 29 de julho a 02 de agosto de 2024, cada escola fará a escolha de um projeto por subcategoria (Subcategoria 1 - Ensino Fundamental e Subcategoria 2 - Ensino Médio) para inscrição na Etapa Regional.

Etapa Regional

As inscrições do projeto selecionado (1 por por subcategoria) pelas escolas participantes ocorrerão no período de 05 a 11 de agosto de 2024, via formulário de inscrição específico para cada subcategoria.

No período de 19 a 30 de agosto de 2024, cada NRE selecionará, por banca avaliadora, quatro projetos para inscrever na etapa seguinte, sendo dois para Subcategoria 1 - Ensino Fundamental e dois para Subcategoria 2 - Ensino Médio.

Etapa Estadual

As inscrições, pelos NREs, dos projetos selecionados ocorrerão no período de 02 a 06 de setembro de 2024, via site do programa Agrinho.

No período de 16 a 20 de setembro de 2024, a SEED-PR formará banca avaliadora para escolha dos projetos campeões do concurso. Nesta etapa serão premiados 64 projetos (1 por NRE para cada Subcategoria).

Resultado e Premiação

• A divulgação do resultado do concurso ocorrerá na primeira quinzena de outubro de 2024, via edital, nos sites das Instituições promotoras: FAEP/SENAR e SEED-PR.
  • Cada estudante das equipes vencedoras receberá 01 smartphone.
  • Cada professor orientador dos projetos campeões receberá 01 smartphone.
  • A cerimônia de premiação acontecerá em Curitiba, Paraná, no dia 04 de novembro de 2024.

Anos anteriores