Idiomas e intercâmbios

Estudos >> Idiomas e intercâmbios

Você sabia que se dedicar a aprender novos idiomas é muito importante e enriquecedor? Adquirindo uma nova língua, você pode morar em outro país, viajar sem problemas, realizar cursos mais especializados e reconhecidos mundialmente, além de conhecer pessoas do mundo inteiro.

Nessa página, você terá acesso à informações e dicas quanto à aquisição de um novo idioma, bem como informações sobre intercâmbios.

Confira!

idiomas imagem

Aprender um novo idioma não é mais um diferencial; é imprescindível! Ao candidatar-se a uma vaga de emprego, por exemplo, ter fluência em uma língua é um fator preponderante para seleção dos candidatos, ou seja, é algo que agrega valor ao currículo.

Encontre, a seguir, informações sobre onde cursar idiomas e links interessantes para você aprofundar seus conhecimentos em línguas estrangeiras e se dar bem no mercado de trabalho.

Logo Celem

O Celem é um espaço pedagógico para o ensino gratuito de línguas estrangeiras modernas (LEM) - alemão, espanhol, francês, italiano, japonês, mandarim, polonês e ucraniano -, português para falantes de outras línguas (Pfol) e Língua Brasileira de Sinais (Libras), com funcionamento nas instituições da rede estadual de ensino.

Clique sobre a imagem ao lado para obter mais informações sobre o Celem.

O idioma que você quer aprender é inglês? Então você precisa saber que a organização Kaplan International College disponibiliza um teste de proficiência on-line e permite que você tenha uma ideia do nível de inglês em que você está. Assim, é possível se preparar mais adequadamente para testes como TOEFL, TOEIC e IEFLS.

COMECE SEU TESTE AGORA!

Imagem canais YouTube

Vai fazer um intercâmbio ou viagem? Quer treinar algum idioma para o vestibular e outros exames? Precisa dar um up no speaking? Assistir algumas videoaulas pode contribuir muito para aprender um idioma.

Esta seção tem como objetivo listar algumas opções de canais do YouTube desenvolvidos por usuários falantes de línguas estrangeiras (nativos e não nativos).

Seus estilos são livres e seus métodos variam bastante. Seja como for, algumas de suas contribuições podem fazer a diferença para compreendermos fenômenos e tópicos especiais da língua.

Os YouTubers que você vai conhecer a seguir abordam a gramática da língua, dão dicas sobre pronúncia, sotaque e fonologia, além de compartilharem suas experiências.

Vale a pena conferir!

O Duolingo é o maior site para aprendizagem gratuita de idiomas do mundo!

Além de estar disponível para uso completo e irrestrito na web, o Duolingo apresenta versões para Android, iOS (iPhone iPad e iPod touch) e Windows Phone. Isso quer dizer que o serviço pode ser acessado na íntegra tanto por meio de um computador quanto por meio de um tablet ou smartphone.

Aproveite para acessar a plataforma e aprender um novo idioma ou aprimorar seus conhecimentos!

imagem intercâmbios

Mergulhar na cultura de outro país, conhecer os costumes e experimentar tudo o que o local pode te oferecer é, certamente, uma bagagem repleta de boas e inesquecíveis experiências que você levará para a vida toda!

Ficou interessado? Confira as possibilidades para realizar essa aspiração.

Você, estudante do ensino médio da rede estadual de ensino do Paraná, pode realizar sua formação acadêmica em instituições de ensino estrangeiras, que ofertam curso equivalente ao ensino médio no Brasil. Isso mesmo!

Clique na imagem ao lado e saiba como participar desse programa de intercâmbio Internacional criado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR).

A seguir, você encontrará endereços de instituições e de organizações que ofertam bolsas de estudos e que promovem intercâmbios interessantes para vocês, alunos.

Confira!

imagem afs intercultural programs USA

O AFS (Intercultural Programs USA) oferece bolsas de estudos para um ano letivo nos Estados Unidos.

Imagem exchange programs

Exchange Programs permite participar de um curso de aperfeiçoamento em inglês.

Imagem Rotary

O intercâmbio de jovens do Rotary International possibilita conhecer outras culturas e aprender novos idiomas.

Imagem Fundación Carolina

A Fundación Carolina reúne oportunidades em universidades espanholas. Confira os detalhes.

Imagem intercâmbio Confúcio

O Instituto Confúcio oferece bolsas de estudos na China. Acesse as informações.

Imagem Intercâmbio Japão

O JET Programme é um programa do governo japonês que promove intercâmbio cultural.

Imagem Jovens Embaixadores

Jovens Embaixadores é um intercâmbio nos Estados Unidos para estudantes cursando o ensino médio na rede pública, com excelente desempenho escolar e fluência em inglês.

O programa, criado em 2002, é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norte-americano e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos da América. O intercâmbio tem duração de três semanas.

Acesse o edital: