Educação entrega material complementar de alfabetização para redes municipais de ensino 10/04/2023 - 16:51

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) realiza, desde o início de abril até o fim deste mês, a entrega de material didático complementar de alfabetização para as redes municipais de ensino de 393 municípios. O material inclui 12 mil exemplares para professores, com orientações didáticas, além de 466 mil volumes para cerca de 250 mil alunos dos 1º e 2º anos do ensino fundamental, com coletâneas de atividades.

Além do material de alfabetização, a pasta também promove a entrega de 10 mil livros com práticas pedagógicas para auxiliar a transição dos alunos que passam do 5º ao 6º ano, ou seja, aqueles que saem da rede municipal e entram na estadual. Esse material será entregue a todas as 4,9 mil instituições de ensino municipais e estaduais do Paraná (dois exemplares para cada escola, em todos os municípios) e é destinado às equipes gestoras de cada instituição. O investimento total na impressão do material de alfabetização e de transição foi de R$ 1,9 milhão.

Essas entregas fazem parte do programa Educa Juntos, que consiste na oferta de apoio da Seed-PR às redes municipais, com o objetivo de aprimorar a aprendizagem desde as primeiras etapas da educação básica.

“Esse material vem para apoiar a alfabetização na idade certa. Temos que pensar numa educação integrada, para que o aluno passe pela alfabetização na etapa adequada e que chegue para a rede estadual com essas habilidades já bem asseguradas”, comentou Roni Miranda, secretário da Educação do Paraná. Ele esteve presente na entrega simbólica de material que aconteceu nesta segunda-feira (10) na Escola Municipal Ulisses Guimarães, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.

Anderfábio Oliveira dos Santos, diretor de Educação da Seed-PR, ressaltou que a alfabetização na idade certa evita que o estudante se sinta desestimulado ao progredir de série e, portanto, evita o abandono escolar. “É daí a nossa preocupação em desenvolver ações, via Educa Juntos, para atuar nessa frente tão importante”, afirmou.

O prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti, reforçou a importância de promover a integração entre as redes municipais e a estadual e de assegurar aos estudantes um percurso contínuo de aprendizagem ao passar do ensino fundamental I (anos iniciais, do 1º ao 5º ano), ofertado pelo município, ao fundamental II (anos finais, do 6º ao 9º ano), ofertado pelo Estado. “A gente já vinha observando a dificuldade do aluno que entra no 6º ano. Então, tenho certeza de que esse material de transição vai colaborar. É uma capacitação a mais para os professores, para sempre melhorarmos”, disse.

EDUCA JUNTOS — Implementado no final de 2020 (e lei estadual desde 2022), o programa Educa Juntos é uma iniciativa da Seed-PR que tem como objetivo apoiar os municípios paranaenses na melhoria da aprendizagem e alfabetização dos estudantes desde a educação infantil.

Algumas das ações feitas desde então foram a distribuição de material didático de Língua Portuguesa e Matemática para professores e cerca de 180 mil estudantes do 1° e 2° anos do ensino fundamental; oferta do Sistema Educacional da Rede de Proteção (SERP) para 296 municípios, para monitorar a frequência dos alunos e combater o abandono escolar; oferta para 330 municípios do Registro de Classe Online (RCO), ferramenta que conta com 2 mil aulas editáveis para os professores utilizarem o conteúdo da forma que preferirem; além da oferta da Prova Paraná (adaptada aos municípios), uma avaliação diagnóstica dos níveis de absorção dos estudantes em relação aos conhecimentos considerados essenciais para cada etapa de ensino.

Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 10/04/2023. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.