Equipe de colégio estadual se classifica para competição internacional de robótica 19/06/2023 - 16:43

Intitulada “Roosters”, a equipe de robótica do Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli, em Curitiba, foi classificada para participar do Festival Internacional Sesi de Robótica, que acontecerá de 2 a 5 de agosto no Rio de Janeiro, reunindo equipes brasileiras e do exterior.

A classificação foi conquistada graças ao bom desempenho em outro torneio, o Festival SESI de Robótica 2023, que aconteceu em Brasília (DF) de 15 a 18 de março. A equipe paranaense competiu na modalidade First Robotics Competition (FRC), que consiste na construção e programação de robôs para que executem tarefas. Considerados gigantes, eles podem chegar a 1,5 metro e 55 kg.

Durante a competição, os robôs são levados a uma arena, onde precisam recolher objetos como cones, cubos ou bolas e depositá-los em locais indicados. Eles são autônomos nos primeiros segundos e depois passam a ser controlados por um membro da equipe.

No torneio de Brasília, a equipe Roosters ficou em 11º lugar entre os 42 times competidores, formados por alunos de escolas públicas e privadas de todo o país. Os integrantes comemoram a classificação, que os posiciona entre as 20 melhores equipes de robótica na modalidade FRC no Brasil.

“No Paraná, nós temos apenas três equipes da modalidade FRC, sendo a única de escola pública”, conta o professor Thadeu Miqueletto, que coordena a equipe Roosters. “Ficamos contentes com o resultado. A perspectiva agora é que a gente consiga uma boa colocação na competição no Rio de Janeiro”, diz.

“A Roosters obteve um ótimo desempenho. Mesmo com um robô mais simples, feito majoritariamente de alumínio, MDF e ferro, conseguimos um bom resultado logo na primeira partida”, comenta o aluno Lucas Rodrigues Lourenço dos Santos (17), membro da equipe. “Fomos reconhecidos e parabenizados por muitos juízes da competição.”

Habilidades de programação à gestão — O First Robotics Competition é um programa de robótica internacional promovido pela organização americana First e voltado a estudantes do ensino médio. Os alunos participantes desenvolvem habilidades em áreas como mecânica, programação, elétrica e eletrônica.

As equipes funcionam como empresas: há pessoas que se dedicam à montagem dos robôs, outras são responsáveis pela programação e há também os responsáveis pela gestão financeira e pelo marketing. Assim, os estudantes também aprendem sobre gestão, liderança e comunicação.

Robótica na rede estadual — A robótica, hoje, é um conteúdo cursado por quase 100 mil estudantes da rede estadual do Paraná. Ela está presente no currículo da 2ª série do ensino médio para os alunos que escolheram o itinerário formativo de Matemática e Ciências da Natureza, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em escolas de tempo integral, além de estar disponível no programa Robótica Paraná, ofertado no contraturno.

Para subsidiar o ensino da robótica e também o uso das plataformas educacionais da Secretaria da Educação, o Governo do Estado entregou às escolas, neste ano, 77 mil equipamentos de informática, incluindo computadores, notebooks e kits de robótica.

Os estudantes mostram que o investimento tem dado resultado. Na primeira Prova Paraná de 2023 (avaliação diagnóstica trimestral aplicada a todos os alunos da rede estadual), os alunos da Robótica Paraná se destacaram: no ensino médio, eles tiveram 68,4% de acertos, enquanto no ensino fundamental II, foram 60,7%.

Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 16/06/2023. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.