Semana da Empregabilidade oferece palestras e atividades a alunos do ensino técnico estadual 25/10/2022 - 13:48

Os alunos do Ensino Médio Técnico Integrado da rede estadual, pertencentes ao modelo mediado por tecnologia, participaram da 1ª Semana de Empregabilidade da Educação Profissional do Paraná. Além do acesso a palestras, também foram realizadas atividades voltadas ao mercado de trabalho e suas oportunidades. O evento ocorreu durante a semana e teve a participação de estudantes de 612 turmas de todo o Estado.

Entrar no ambiente profissional pode parecer uma tarefa difícil, entretanto o conteúdo promovido buscou ensinar mais sobre o primeiro cadastro no Linkedin, a reformular currículos e também contribuiu com o desenvolvimento desses estudantes, que estão no início de suas carreiras.

“Palestras que aproximam os estudantes do mercado de trabalho promovem uma melhoria significativa na cultura de autoaprendizagem e no compromisso dos estudantes”, afirmou Karin Sell Schneider, organizadora e coordenadora do projeto. Segundo ela, os alunos se mostraram muito engajados e participativos.

Para a aluna Letícia Tibes (16), estudante do Colégio Estadual São Cristóvão, de São José dos Pinhais, que cursa técnico em Desenvolvimento de Sistemas, a experiência foi importante para o aprendizado de novos conteúdos, sobretudo pelo maior conhecimento da plataforma Linkedin. A jovem acredita que muitos dos alunos que estão entrando agora no mercado de trabalho ficam um pouco perdidos e sem saber por onde começar. “Essas palestras dão ânimo, além de ajudar a se localizar no mercado de trabalho”, avaliou.

ATIVIDADES – Durante a semana, os alunos produziram a prévia do currículo no caderno e depois utilizaram o modelo sugerido para digitar e publicar no LinkedIn e outras plataformas de divulgação. Aos coordenadores e monitores foi disponibilizado um tutorial escrito e modelo de currículo para poderem digitar as informações anotadas no caderno em um modelo prático.

OPORTUNIDADES – Com transmissão ao vivo, e em oito opções de horários para contemplar todas as turmas participantes do projeto, o evento contou com a palestrante Laiz Strehl, profissional de Recursos Humanos. Responsável pela palestra “Oportunidades que só o Ensino Médio com o Itinerário Técnico lhe Garante”, ela também produziu e orientou um material, passo a passo, para a organização e divulgação da Central de Vagas, onde os alunos têm acesso a colocações de estágio e emprego organizadas por coordenadores do curso. E deu orientações sobre como pesquisar oportunidades de primeiro emprego e estágio.

“Eu vim de uma família simples e fui encontrando recursos para fazer a diferença, ter um futuro melhor e mudar a realidade que tinha'', contou Laiz. Ela também estudou em escolas públicas e garantiu que participar deste é uma honra porque, assim, consegue mostrar as possibilidades do mercado e compartilhar seus conhecimentos.

Outro ponto positivo citado pela profissional foi a reação dos estudantes. Muitos estão postando nas redes sociais, onde a procuram para conversar sobre o que aprenderam. Segundo ela, os alunos deixaram claro que gostaram e aproveitaram as informações passadas.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – A Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná oferece cursos com diploma de habilitação técnica em várias áreas, para que o estudante possa ter mais conhecimentos em determinada profissão e facilidade de inserção no mercado de trabalho.

Para o ano de 2023, a Seed-PR oferta mais de 40 mil novas vagas de cursos técnicos na rede estadual de ensino em cerca de 250 cidades. São 40 opções de cursos como Enfermagem, Estética, Farmácia, Agronegócio, Administração, Marketing, Desenvolvimento de Sistemas, Formação de Docentes, Gastronomia, Hospedagem, entre outros. Entre as novidades estão cursos como o de Planejamento e Controle de Produção e o de Programação de Jogos Digitais. As matrículas estão abertas até 31 de outubro.

Para quem está concluindo o 9º ano do Fundamental e vai ingressar no Ensino Médio, é possível conferir as cidades com as respectivas instituições e suas opções de cursos técnicos integrados AQUI. A inscrição é feita diretamente no colégio.

Já para quem concluiu o Ensino Médio e deseja fazer um curso técnico subsequente o mapa é ESTE. Todas as vagas são gratuitas.

Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 21/10/2022. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.