Robótica Primeiros Passos - Ensino Fundamental
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Participe do Concurso Agrinho - Robótica!
O período de compartilhamento de projetos nesta etapa ocorre de 01 de abril a 21 de julho e as inscrições de 05 a 11 de agosto de 2024.
Com as aulas da Robótica Primeiros Passos, você seguirá um percurso que permitirá compreender a robótica como um todo. Confira o plano de curso, acesse os materiais e divirta-se com a Robótica!
Importante
Cada aula corresponde a carga horária semanal.
Confira as aulas:
Conheça a história e evolução da Robótica até os dias atuais.
Entenda o que é Cultura Maker e qual sua relação com a Robótica.
Identifique os conceitos da Mecânica aplicados na Robótica.
Aprenda os conceitos de energia cinética e potencial através da prototipagem de carrinho mecânico.
Relembre o conceito e as características dos autômatos.
Crie um protótipo de borboleta no formato autômato com base na natureza.
Crie um protótipo de borboleta no formato autômato com base na natureza.
Entenda o conceito de circuito elétrico simples a partir da construção de um circuito de papel em série.
Caracterize em papel um circuito elétrico paralelo.
Desenvolva o circuito elétrico de um semáforo.
Conheça os modelos de design de circuito elétrico e crie cartões utilizando LEDs.
Construa um protótipo de carro movido a propulsão a jato de ar.
Realize melhorias no protótipo carro movido a jato de ar deixando apto para participar de uma competição.
Vivencie a experiência de participar de um campeonato de Robótica.
Relembre os conteúdos trabalhados na primeira etapa do Módulo 1.
Conheça os componentes presentes no Kit de Robótica e saiba como manipulá-los.
Aprenda a criar projetos no simulador Tinkercad.
Monte um circuito elétrico com Motor CC através do simulador Tinkercad.
Simule o funcionamento do Sistema Three Way através da prototipagem de interruptor paralelo em ambiente residencial.
Desenvolva um protótipo de circuito elétrico integrado no simulador Tinkercad.
Aprenda a relacionar o pensamento lógico com pensamento computacional.
Desenvolva o raciocínio através de algoritmos, decomposição e abstração de um problema.
Conheça as funcionalidades do software mBlock.
Elabore uma animação no mBlock utilizando a mascote da Robótica.
Crie circuitos utilizando LEDs e Resistores ligados ao Arduino Uno.
Elabore protótipo de circuito elétrico no simulador Tinkercad.
Participe de uma coopetição (cooperação + competição) de circuitos elétricos elaborados no Tinkercad.
Relembre os conteúdos abordados na segunda etapa do Módulo 1.
Nesta aula vamos montar um semáforo com LED e Arduino.
Aprenda a programar LEDs variados.
Compreenda o funcionamento de servomotores.
Saiba como fazer um protótipo de um movimento de mão, com a utilização do micro servomotor.
Vamos atribuir movimentos à cintura da mascote com micro servomotor.
Vamos aprender a prototipar com um servidor e a programar o Arduíno.
Em complementação às aulas anteriores, vamos atribuir movimentos programados ao braço e cintura da mascote utilizando o micro servomotor.
Conheça o buzzer passivo e aprenda a programar uma sequência simples de sons.
Simule uma comunicação sonora e visual do B1T, mascote da Robótica Primeiros Passos.
Projeto que simula uma interação entre duas mascotes.
Programe o acionamento de LEDs para acompanhar o ritmo de uma música.
Teste os protótipos criados com o intuito de realizar um o show de luzes e sons. Esta atividade pode ser relacionada com o componente de Arte por trazer elementos relacionados ao teatro e à música.
Em continuidade à aula anterior, você e seus colegas de equipe participarão de uma disputa de protótipos, sendo avaliados por uma comissão julgadora.
Você terá a oportunidade de recordar os conteúdos trabalhados a partir da aula 30 bem como dialogar e trocar experiências sobre os projetos executados e projetos desenvolvidos.
Nesta aula, recordaremos momentos importantes do módulo 1, onde demos nossos primeiros passos em relação ao estudo da Robótica.
Na aula 2, aprofundaremos os estudos referentes ao software mBlock, e para isso, desenvolveremos uma animação utilizando plano de fundo, cenário, personagem, códigos de movimento e sons.
Dando continuidade à aula 02, concluiremos nossa animação, explorando recursos disponíveis no mBlock e construindo a história a partir de perguntas pré-elaboradas.
Nesta aula, você conhecerá um pouco sobre a história dos jogos eletrônicos e programará o início do jogo Pong.
Dando continuidade à aula 4, finalizaremos o jogo Pong, programando as raquetes e seus respectivos controles por meio do teclado.
Nesta aula, iremos inserir um joystick para controlar as ações do jogo “pong”, criado no mBlock.
Em continuidade à aula 06, apresentamos a segunda parte da criação do jogo “pong” no mBlock, com inserção de joystick.
Nesta aula, aprenderemos como controlar o acionamento de um LED.
Nesta aula, produziremos uma animação interativa utilizando o mBlock e LED.
Em continuidade à aula 09, produziremos uma animação interativa utilizando o mBlock e LEDs, com referência às cores primárias e novas cores.
Nesta aula, iremos construir um veículo que irá simular o movimento de uma moto, ao inclinar para completar uma curva.
Nesta aula, daremos continuidade à aula 11, concluindo a montagem mecânica e elétrica do rola-rolo, finalizando assim o projeto.
Nesta aula, vamos rever os pontos mais importantes trabalhados até aqui, recordando conceitos importantes e esclarecendo eventuais dúvidas.
Vamos construir um alimentador de pets automatizado? Separe o material e mãos à obra!
Nesta aula finalizaremos o projeto do alimentador automático de Pets.
Nesta aula, aprenderemos a programar uma matriz de LEDs 8x8. Com ela, criaremos diversos rostinhos que expressarão nossos sentimentos.
Nesta aula, aprenderemos a programar uma matriz de LEDs 8x8 para simular exemplos de linguagem não verbal expressa pelos olhos.
Nesta aula buscamos demonstrar como música, programação e robótica estão interligadas.
Nesta aula vamos ver como um sensor de movimento pode controlar o acendimento de um LED.
Nesta aula, vamos criar um medidor de intensidade sonora, que funcionará com LED
Nesta aula, vamos conhecer o módulo acelerômetro e giroscópio MCU 6050.
Nesta aula, você vai usar o display OLED para criar mensagens de apoio e conforto para seus colegas, criando uma corrente do bem digital com o Arduino.
Nesta aula, vamos mergulhar no mundo da criação de um protótipo de dado numérico com giroscópio e matriz LED 8x8.
Nesta aula, vamos conhecer os princípios da aerodinâmica para desenvolvimento de protótipo de avião.
Nesta aula, vamos analisar o funcionamento da catapulta para lançamento de miniaturas de aviões.
Nesta aula, vamos conhecer as categorias dos campeonatos de aeromodelismo e lançamento de aviões de papel.
Nesta aula, vamos identificar os componentes utilizados nos diversos projetos desenvolvidos.
Nesta aula, vamos identificar procedimentos para manuseio de itens eletrônicos, bem como conhecer ferramentas necessárias à manipulação e reaproveitamento de itens de eletrônica.
Nesta aula, vamos estimular o aprendizado prático de conceitos de engenharia mecânica, eletrônica e trabalho manual.
Nesta aula, vamos introduzir o conhecimento de design de experiência do usuário.
Nesta aula, vamos aprofundar o entendimento dos conceitos de design de experiência do usuário.
Nesta aula, vamos retomar os conceitos e os fundamentos de um plano de trabalho sistematizado iniciando sua aplicação na escola.
Nesta aula, vamos conhecer as técnicas para criação de maquetes, trabalhar com escalas e conhecer a ferramenta Google Maps.
Nesta aula, vamos planejar e montar uma maquete referente à iluminação com LED no ambiente escolar.
Nesta aula, você irá aprender a programar o módulo sensor LDR para o acendimento automático quando a luminosidade de um ambiente for menor do que a adequada.
Nesta aula, faremos um protótipo de cancela que pode ser implementada em condomínios, empresas ou onde a imaginação permitir.
Nesta aula, aprenderemos a utilizar o mino sensor de movimento PIR, criando um sistema de detecção de pessoas dentro de um ambiente.
Nesta aula, aprenderemos a utilizar o mino sensor de movimento PIR, criando um sistema de detecção de pessoas dentro de um ambiente.
Nesta aula, vamos criar a maquete de uma estufa inteligente, automatizada.
Dando continuidade à aula anterior, vamos fazer a programação em blocos da estufa inteligente criada na aula anterior.
Nesta aula, você e sua equipe irão prototipar uma escola high-tech inteira usando as maquetes que fizeram para compor alguns dos espaços escolares.
Nesta aula você e sua equipe irão relembrar os melhores (e mais desafiadores) momentos de robótica do último trimestre.
Nesta aula vamos relembrar noções básicas de eletrodinâmica e a condutividade de materiais e desenvolver um protótipo de um dispositivo que funciona com massinha de modelar condutiva.
Nesta aula vamos aprender como funciona o sensor ultrassônico e o LED RGB para um alimentador de pet automatizado.
Nesta aula daremos continuidade ao projeto, inserindo os componentes na protoboard e programando o protótipo.
Nesta aula, daremos início à construção de uma biga, inspirada no trabalho do artista e físico holandês Theo Jansen.
Nesta aula daremos continuidade à construção da biga motorizada.
Nesta aula, concluiremos o projeto da biga motorizada, instalando o motor e a bateria.
Nesta aula conheceremos o conceito de eletrodinâmica e construiremos um labirinto elétrico.
Nesta aula, você e seus colegas vão criar um teclado robótico de papel, utilizando os componentes do kit de robótica.
Nesta aula,daremos início a um protótipo composto por LEDs, que simulará o movimento de uma roleta.
Nesta aula,concluímos o projeto de LEDs, inserindo a programação no programa mBlock.