Robótica Primeiros Passos - Ensino Fundamental

Robótica Paraná >> Aulas >> Ensino Fundamental

Logo do Concurso Agrinho de Robótica - 2024

 

 

Participe do Concurso Agrinho - Robótica!

O período de compartilhamento de projetos nesta etapa ocorre de 01 de abril a 21 de julho e as inscrições de 05 a 11 de agosto de 2024.

 


 

Com as aulas da Robótica Primeiros Passos, você seguirá um percurso que permitirá compreender a robótica como um todo. Confira o plano de curso, acesse os materiais e divirta-se com a Robótica!

 

Importante

Cada aula corresponde a carga horária semanal.

 

Confira as aulas:

 

 
Aula 01 - Introdução à Robótica

Conheça a história e evolução da Robótica até os dias atuais.

 
Aula 02 - Cultura maker

Entenda o que é Cultura Maker e qual sua relação com a Robótica.

 
Aula 03 - Movimento mecânico I

Identifique os conceitos da Mecânica aplicados na Robótica.

Material Didático

Atualizado em 08/03/2024

 
Aula 04 – Movimento mecânico II

Aprenda os conceitos de energia cinética e potencial através da prototipagem de carrinho mecânico.

Material Didático

Atualizado em 13/03/2024

 
Aula 05 – Autômatos I

Relembre o conceito e as características dos autômatos.

Material Didático

Atualizado em 08/02/2023

 
Aula 06 – Autômatos II - Parte 1

Crie um protótipo de borboleta no formato autômato com base na natureza.

Material Didático

Atualizado em 08/02/2023

 
Aula 07 – Autômatos II - Parte 2

Crie um protótipo de borboleta no formato autômato com base na natureza.

Material Didático

Atualizado em 08/02/2023

 
Aula 08 - Circuito elétrico I

Entenda o conceito de circuito elétrico simples a partir da construção de um circuito de papel em série.

Material Didático

Atualizado em 08/02/2023

 
Aula 09 - Circuito elétrico II

Caracterize em papel um circuito elétrico paralelo.

Material Didático

Atualizado em 08/02/2023

 
Aula 10 - Circuito elétrico III

Desenvolva o circuito elétrico de um semáforo.

Material Didático

Atualizado em 08/02/2023

 
Aula 11 - Circuito elétrico IV

Conheça os modelos de design de circuito elétrico e crie cartões utilizando LEDs.

Material Didático

Atualizado em 08/02/2023

 
Aula 12 -  Movimento de propulsão a jato

Construa um protótipo de carro movido a propulsão a jato de ar.

Material Didático

Atualizado em 08/02/2023

 
Aula 13 - Testagem de protótipos I

Realize melhorias no protótipo carro movido a jato de ar deixando apto para participar de uma competição.

Material Didático

Atualizado em 08/02/2023

 
Aula 14 -  Primeira disputa entre protótipos

Vivencie a experiência de participar de um campeonato de Robótica.

Material Didático

Atualizado em 08/02/2023

 
Aula 15 - Feedback da primeira etapa

Relembre os conteúdos trabalhados na primeira etapa do Módulo 1.

Material Didático

Atualizado em 08/02/2023

 
Aula 16 - Conhecendo o Kit de Robótica

Conheça os componentes presentes no Kit de Robótica e saiba como manipulá-los.

Material Didático

Atualizado em 13/02/2023

 
Aula 17 - Robótica com Tinkercad

Aprenda a criar projetos no simulador Tinkercad.

 
Aula 18 - Simulando circuitos I

Monte um circuito elétrico com Motor CC através do simulador Tinkercad.

Material Didático

Atualizado em 13/05/2022

 
Aula 19 - Simulando circuitos II

Simule o funcionamento do Sistema Three Way através da prototipagem de interruptor paralelo em ambiente residencial.

 
Aula 20 - Simulando circuitos III

Desenvolva um protótipo de circuito elétrico integrado no simulador Tinkercad.

 
Aula 21 - Pensamento lógico

Aprenda a relacionar o pensamento lógico com pensamento computacional.

Material Didático

Atualizado em 13/02/2023

 
Aula 22 - Programação desplugada

Desenvolva o raciocínio através de algoritmos, decomposição e abstração de um problema.

Material Didático

Atualizado em 13/02/2023

 
Aula 23 - Software mBlock

Conheça as funcionalidades do software mBlock.

Material Didático

Atualizado em 13/02/2023

 
Aula 24 - Criando animação no mBlock

Elabore uma animação no mBlock utilizando a mascote da Robótica.

Material Didático

Atualizado em 13/02/2023

 
Aula 25 - Um resistor para cada LED

Crie circuitos utilizando LEDs e Resistores ligados ao Arduino Uno.

Material Didático

Atualizado em 13/02/2023

 
Aula 26 - Elaborando projetos no Tinkercad

Elabore protótipo de circuito elétrico no simulador Tinkercad.

Material Didático

Atualizado em 13/02/2023

 
Aula 27 - Apresentação de circuitos

Participe de uma coopetição (cooperação + competição) de circuitos elétricos elaborados no Tinkercad.

Material Didático

Atualizado em 13/02/2023

 
Aula 28 - Feedback da segunda etapa

Relembre os conteúdos abordados na segunda etapa do Módulo 1.

Material Didático

Atualizado em 13/02/2023

 
Aula 29 - Pare, Avance! Semáforo

Nesta aula vamos montar um semáforo com LED e Arduino.

Slides da Aula

Atualizado em 27/02/2023

 
Aula 30 - Show de luzes

Aprenda a programar LEDs variados.

Slides da Aula

Atualizado em 27/02/2023

 
Aula 31 - Simulando o funcionamento de servomotores.

Compreenda o funcionamento de servomotores.

Slides da Aula

Atualizado em 27/02/2023

 
Aula 32 - Programe para acenar

Saiba como fazer um protótipo de um movimento de mão, com a utilização do micro servomotor.

Slides da Aula

Atualizado em 27/02/2023

 
Aula 33 - A Mascote se mexe I

Vamos atribuir movimentos à cintura da mascote com micro servomotor.

Slides da Aula

Atualizado em 27/02/2023

 
Aula 34 - A Mascote se mexe II

Vamos aprender a prototipar com um servidor e a programar o Arduíno.

Slides da Aula

Atualizado em 27/02/2023

 
Aula 35 - A Mascote também acena!

Em complementação às aulas anteriores, vamos atribuir movimentos programados ao braço e cintura da mascote utilizando o micro servomotor.

Slides da Aula

Atualizado em 27/02/2023

 
Aula 36 - O buzzer toca música

Conheça o buzzer passivo e aprenda a programar uma sequência simples de sons.

Slides da Aula

Atualizado em 27/02/2023

 
Aula 37 - A mascote se comunica

Simule uma comunicação sonora e visual do B1T, mascote da Robótica Primeiros Passos.

Material Didático

Atualizado em 05/12/2022

Slides da Aula

Atualizado em 27/02/2023

 
Aula 38 - Interação entre mascotes

Projeto que simula uma interação entre duas mascotes.

Material Didático

Atualizado em 06/12/2022

Slides da Aula

Atualizado em 27/02/2023

 
Aula 39 - Discotecagem

Programe o acionamento de LEDs para acompanhar o ritmo de uma música.

Slides da Aula

Atualizado em 27/02/2023

 
Aula 40 - Testagem de protótipos II

Teste os protótipos criados com o intuito de realizar um o show de luzes e sons. Esta atividade pode ser relacionada com o componente de Arte por trazer elementos relacionados ao teatro e à música.

Slides da Aula

Atualizado em 27/02/2023

 
Aula 41 - Segunda disputa de protótipos

Em continuidade à aula anterior, você e seus colegas de equipe participarão de uma disputa de protótipos, sendo avaliados por uma comissão julgadora.

Slides da Aula

Atualizado em 27/02/2023

 
Aula 42 - Feedback III

Você terá a oportunidade de recordar os conteúdos trabalhados a partir da aula 30 bem como dialogar e trocar experiências sobre os projetos executados e projetos desenvolvidos.

Material Didático

Atualizado em 13/02/2023

Slides da Aula

Atualizado em 27/02/2023

 

 

 
Aula 01 - O que já vimos?

Nesta aula, recordaremos momentos importantes do módulo 1, onde demos nossos primeiros passos em relação ao estudo da Robótica.

 
Aula 02 - Criando histórias no mBlock I

Na aula 2, aprofundaremos os estudos referentes ao software mBlock, e para isso,  desenvolveremos uma animação utilizando plano de fundo, cenário, personagem, códigos de movimento e sons.

 
Aula 03 - Criando histórias no mBlock II

Dando continuidade à aula 02, concluiremos nossa animação, explorando recursos disponíveis no mBlock e construindo a história a partir de perguntas pré-elaboradas.

 
Aula 04 – Criando jogos no mBlock (Pong) I

Nesta aula, você conhecerá um pouco sobre a história dos jogos eletrônicos e programará o início do jogo Pong.

 
Aula 05 – Criando jogos no mBlock (Pong) II

Dando continuidade à aula 4, finalizaremos o jogo Pong, programando as raquetes e seus respectivos controles por meio do teclado.

 
Aula 06 - Criando jogos no mBlock (Labirinto) I

Nesta aula, iremos inserir  um  joystick  para  controlar as ações do jogo “pong”, criado no mBlock.

 
Aula 07 - Criando jogos no mBlock (Labirinto) II

Em continuidade à aula 06, apresentamos a segunda parte da criação do jogo “pong” no mBlock, com inserção de joystick.

Código mBlock
Atualizado em 22/03/2024

 
Aula 08 - Aperte para acionar

Nesta aula, aprenderemos como controlar o acionamento de um LED.

 
Aula 09 - Robótica e arte: animações com LED (Parte I)

Nesta aula, produziremos uma animação interativa utilizando o mBlock e LED.

 
Aula 10 - Robótica e arte: animações com LED (Parte II)

Em continuidade à aula 09, produziremos uma animação interativa utilizando o mBlock e LEDs, com referência às cores primárias e novas cores.

 
Aula 11 - Rola-rolo I

Nesta aula, iremos construir um veículo que irá simular o movimento de uma moto, ao inclinar para completar uma curva.

 
Aula 12 - Rola-rolo II

Nesta aula, daremos continuidade à aula 11, concluindo a montagem mecânica e elétrica do rola-rolo, finalizando assim o projeto.

 
Aula 13 - Feedback da primeira etapa

Nesta aula, vamos rever os pontos mais importantes trabalhados até aqui, recordando conceitos importantes e esclarecendo eventuais dúvidas.

 
Aula 14 - Alimentador de pets automatizado I

Vamos construir um alimentador de pets automatizado? Separe o material e mãos à obra!

 
Aula 15 - Alimentador de pets automatizado II

Nesta aula finalizaremos o projeto do alimentador automático de Pets.

 
Aula 16 - Como estou me sentindo?

Nesta aula, aprenderemos a programar uma matriz de LEDs 8x8. Com ela, criaremos diversos rostinhos que expressarão nossos sentimentos.

 
Aula 17 - Olhos piscantes

Nesta aula, aprenderemos a programar uma matriz de LEDs 8x8 para simular exemplos de linguagem não verbal expressa pelos olhos.

 
Aula 18 - Algoritmo e música corporal

Nesta aula buscamos demonstrar como música, programação e robótica estão interligadas.

 
Aula 19 - Palmas e luz

Nesta aula vamos ver como um sensor de movimento pode controlar o acendimento de um LED.

 
Aula 20 - Equalizador com sensor de som

Nesta aula, vamos criar um medidor de intensidade sonora, que funcionará com LED

 
Aula 21 - Acelerômetro e giroscópio

Nesta aula, vamos conhecer o módulo acelerômetro e giroscópio MCU 6050.

 
Aula 22 - Corrente do bem

Nesta aula, você vai usar o display OLED para criar mensagens de apoio e conforto para seus colegas, criando uma corrente do bem digital com o Arduino.

 
Aula 23 - Dado virtual com Arduino

Nesta aula, vamos mergulhar no mundo da criação de um protótipo de dado numérico com giroscópio e matriz LED 8x8.

Código mBlock
Atualizado em 22/03/2024

 
Aula 24 - Lançador de aviões

Nesta aula, vamos conhecer os princípios da aerodinâmica para desenvolvimento de protótipo de avião.

 
Aula 25 - Lançador de aviões: o teste

Nesta aula, vamos analisar o funcionamento da catapulta para lançamento de miniaturas de aviões.

 
Aula 26 - Lançador de aviões: o torneio

Nesta aula, vamos conhecer as categorias dos campeonatos de aeromodelismo e lançamento de aviões de papel.

 
Aula 27 - Feedback II

Nesta aula, vamos identificar os componentes utilizados nos diversos projetos desenvolvidos.

Slides da Aula

Atualizado em 30/08/2023

 
Aula 28 - Manuseando resíduos eletrônicos

Nesta aula, vamos identificar procedimentos para manuseio de itens eletrônicos, bem como conhecer ferramentas necessárias à manipulação e reaproveitamento de itens de eletrônica.

Slides da Aula

Atualizado em 30/08/2023

 
Aula 29 - Motor de redução

Nesta aula, vamos estimular o aprendizado prático de conceitos de engenharia mecânica, eletrônica e trabalho manual.

Slides da Aula

Atualizado em 30/08/2023

 
Aula 30 - Desenhando soluções

Nesta aula, vamos introduzir o conhecimento de design de experiência do usuário.

Material Didático

Atualizado em 30/08/2023

Slides da Aula

Atualizado em 12/12/2023

 
Aula 31 - Desenhando soluções para a escola

Nesta aula, vamos aprofundar o entendimento dos conceitos de design de experiência do usuário.

Material Didático

Atualizado em 01/08/2023

Slides da Aula

Atualizado em 12/12/2023

 
Aula 32 - Minha escola no futuro

Nesta aula, vamos retomar os conceitos e os fundamentos de um plano de trabalho sistematizado iniciando sua aplicação na escola.

Material Didático

Atualizado em 01/08/2023

Slides da Aula

Atualizado em 12/12/2023

 
Aula 33 - Maquetes & macetes

Nesta aula, vamos conhecer as técnicas para criação de maquetes, trabalhar com escalas e conhecer a ferramenta Google Maps.

Material Didático

Atualizado em 10/10/2023

Slides da Aula

Atualizado em 12/12/2023

 
Aula 34 - Iluminação da escola - parte I

Nesta aula, vamos planejar e montar uma maquete referente à iluminação com LED no ambiente escolar.

Material Didático

Atualizado em 11/10/2023

Slides da Aula

Atualizado em 12/12/2023

 
Aula 35 - Iluminação da escola - parte II

Nesta aula, você irá aprender a programar o módulo sensor LDR para o acendimento automático quando a luminosidade de um ambiente for menor do que a adequada.

Material Didático

Atualizado em 19/10/2023

Slides da Aula

Atualizado em 12/12/2023

 
Aula 36 - Cancela automática

Nesta aula, faremos um protótipo de cancela que pode ser implementada em condomínios, empresas ou onde a imaginação permitir.

Material Didático

Atualizado em 19/10/2023

Slides da Aula

Atualizado em 12/12/2023

 
Aula 37 - Banheiro ocupado - parte I

Nesta aula, aprenderemos a utilizar o mino sensor de movimento PIR, criando um sistema de detecção de pessoas dentro de um ambiente.

Material Didático

Atualizado em 26/10/2023

Slides da Aula

Atualizado em 12/12/2023

 
Aula 38 - Banheiro ocupado - parte II

Nesta aula, aprenderemos a utilizar o mino sensor de movimento PIR, criando um sistema de detecção de pessoas dentro de um ambiente.

Material Didático

Atualizado em 26/10/2023

Slides da Aula

Atualizado em 12/12/2023

 
Aula 39 - Estufa inteligente - parte I

Nesta aula, vamos criar a maquete de uma estufa inteligente, automatizada.

Material Didático

Atualizado em 31/10/2023

Slides da Aula

Atualizado em 12/12/2023

 
Aula 40 - Estufa inteligente - parte II

Dando continuidade à aula anterior, vamos fazer a programação em blocos da estufa inteligente criada na aula anterior.

Material Didático

Atualizado em 31/10/2023

Slides da Aula

Atualizado em 12/12/2023

 
Aula 41 - Escola high-tech

Nesta aula, você e sua equipe irão prototipar uma escola high-tech inteira usando as maquetes que fizeram para compor alguns dos espaços escolares.

Material Didático

Atualizado em 31/10/2023

Slides da Aula

Atualizado em 12/12/2023

 
Aula 42 - Feedback III

Nesta aula você e sua equipe irão relembrar os melhores (e mais desafiadores) momentos de robótica do último trimestre.

Material Didático

Atualizado em 31/10/2023

Slides da Aula

Atualizado em 12/12/2023

 

 

 
Aula 01 - Massinha condutiva

Nesta aula vamos relembrar noções básicas de eletrodinâmica e a condutividade de materiais e desenvolver um protótipo de um dispositivo que funciona com massinha de modelar condutiva.

Material Didático

Atualizado em 06/03/2024

Slides da Aula

Atualizado em 25/01/2024

 

 
Aula 02 - Alimentador de pets com sensor ultrassônico - parte I

Nesta aula vamos aprender como funciona o sensor ultrassônico e o LED RGB para um alimentador de pet automatizado.

Material Didático

Atualizado em 06/03/2024

Slides da Aula

Atualizado em 13/03/2024

 
Aula 03 - Alimentador de pets com sensor ultrassônico - parte II

Nesta aula daremos continuidade ao projeto, inserindo os componentes na protoboard e programando o protótipo.

Material Didático

Atualizado em 20/03/2024

Slides da Aula

Atualizado em 05/04/2024

 
Aula 04 - Biga Jansen - parte I

Nesta aula, daremos início à construção de uma biga, inspirada no trabalho do artista e físico holandês Theo Jansen.

Material Didático

Atualizado em 19/04/2024

 
Aula 05 - Biga Jansen - parte II

Nesta aula daremos continuidade à construção da biga motorizada.

Material Didático

Atualizado em 26/04/2024

 
Aula 06 - Biga Jansen - parte III

Nesta aula, concluiremos o projeto da biga motorizada, instalando o motor e a bateria.

Material Didático

Atualizado em 26/02/2024

 
Aula 07 - Labirinto elétrico

Nesta aula conheceremos o conceito de eletrodinâmica e construiremos um labirinto elétrico.

Material Didático

Atualizado em 06/03/2024

 
Aula 08 - Fazendo um som robótico

Nesta aula, você e seus colegas vão criar um teclado robótico de papel, utilizando os componentes do kit de robótica.

Material Didático

Atualizado em 25/03/2024

 
Aula 09 - Roleta de LEDs - parte I

Nesta aula,daremos início a um protótipo composto por LEDs, que simulará o movimento de uma roleta.

Material Didático

Atualizado em 27/03/2024

 
Aula 10 - Roleta de LEDs - parte II

Nesta aula,concluímos o projeto de LEDs, inserindo a programação no programa mBlock.

Material Didático

Atualizado em 10/04/2024