Robótica Primeiros Passos - Ensino Fundamental - Módulo 2

Robótica Paraná >> Aulas >> Ensino Fundamental >> Módulo 2

Buscar nesta página:

Aula 01 - O que já vimos?

Nesta aula, recordaremos momentos importantes do módulo 1, onde demos nossos primeiros passos em relação ao estudo da Robótica.

Aula 02 - Criando histórias no mBlock I

Na aula 2, aprofundaremos os estudos referentes ao software mBlock, e para isso,  desenvolveremos uma animação utilizando plano de fundo, cenário, personagem, códigos de movimento e sons.

Aula 03 - Criando histórias no mBlock II

Dando continuidade à aula 02, concluiremos nossa animação, explorando recursos disponíveis no mBlock e construindo a história a partir de perguntas pré-elaboradas.

Aula 04 – Criando jogos no mBlock (Pong) I

Nesta aula, você conhecerá um pouco sobre a história dos jogos eletrônicos e programará o início do jogo Pong.

Aula 05 – Criando jogos no mBlock (Pong) II

Dando continuidade à aula 4, finalizaremos o jogo Pong, programando as raquetes e seus respectivos controles por meio do teclado.

Aula 06 - Criando jogos no mBlock (Labirinto) I

Nesta aula, iremos inserir  um  joystick  para  controlar as ações do jogo “pong”, criado no mBlock.

Aula 07 - Criando jogos no mBlock (Labirinto) II

Em continuidade à aula 06, apresentamos a segunda parte da criação do jogo “pong” no mBlock, com inserção de joystick.

Aula 08 - Aperte para acionar

Nesta aula, aprenderemos como controlar o acionamento de um LED.

Aula 09 - Robótica e arte: animações com LED - Parte 1

Nesta aula, produziremos uma animação interativa utilizando o mBlock e LED.

Aula 10 - Robótica e arte: animações com LED - Parte 2

Em continuidade à aula 09, produziremos uma animação interativa utilizando o mBlock e LEDs, com referência às cores primárias e novas cores.

Aula 11 - Rola-rolo I

Nesta aula, iremos construir um veículo que irá simular o movimento de uma moto, ao inclinar para completar uma curva.

Aula 12 - Rola-rolo II

Nesta aula, daremos continuidade à aula 11, concluindo a montagem mecânica e elétrica do rola-rolo, finalizando assim o projeto.

Aula 13 - Feedback da primeira etapa

Nesta aula, vamos rever os pontos mais importantes trabalhados até aqui, recordando conceitos importantes e esclarecendo eventuais dúvidas.

Aula 14 - Alimentador de pets automatizado I

Vamos construir um alimentador de pets automatizado? Separe o material e mãos à obra!

Aula 15 - Alimentador de pets automatizado II

Nesta aula finalizaremos o projeto do alimentador automático de Pets.

Aula 16 - Como estou me sentindo?

Nesta aula, aprenderemos a programar uma matriz de LEDs 8x8. Com ela, criaremos diversos rostinhos que expressarão nossos sentimentos.

Aula 17 - Olhos piscantes

Nesta aula, aprenderemos a programar uma matriz de LEDs 8x8 para simular exemplos de linguagem não verbal expressa pelos olhos.

Aula 18 - Algoritmo e música corporal

Nesta aula buscamos demonstrar como música, programação e robótica estão interligadas.

Aula 19 - Palmas e luz

Nesta aula vamos ver como um sensor de movimento pode controlar o acendimento de um LED.

Aula 20 - Equalizador com sensor de som

Nesta aula, vamos criar um medidor de intensidade sonora, que funcionará com LED

Aula 21 - Acelerômetro e giroscópio

Nesta aula, vamos conhecer o módulo acelerômetro e giroscópio MCU 6050.


Material Didático

Atualizado em 22/08/2024

 

Aula 22 - Corrente do bem

Nesta aula, você vai usar o display OLED para criar mensagens de apoio e conforto para seus colegas, criando uma corrente do bem digital com o Arduino.


Material Didático

Atualizado em 19/08/2024

 

Aula 23 - Dado virtual com Arduino

Nesta aula, vamos mergulhar no mundo da criação de um protótipo de dado numérico com giroscópio e matriz LED 8x8.

Aula 24 - Lançador de aviões

Nesta aula, vamos conhecer os princípios da aerodinâmica para desenvolvimento de protótipo de avião.

Aula 25 - Lançador de aviões: o teste

Nesta aula, vamos analisar o funcionamento da catapulta para lançamento de miniaturas de aviões.

Aula 26 - Lançador de aviões: o torneio

Nesta aula, vamos conhecer as categorias dos campeonatos de aeromodelismo e lançamento de aviões de papel.

Aula 27 - Feedback II

Nesta aula, vamos identificar os componentes utilizados nos diversos projetos desenvolvidos.


Slides da Aula

Atualizado em 30/08/2023

Aula 28 - Manuseando resíduos eletrônicos

Nesta aula, vamos identificar procedimentos para manuseio de itens eletrônicos, bem como conhecer ferramentas necessárias à manipulação e reaproveitamento de itens de eletrônica.


Slides da Aula

Atualizado em 30/08/2023

Aula 29 - Motor de redução

Nesta aula, vamos estimular o aprendizado prático de conceitos de engenharia mecânica, eletrônica e trabalho manual.


Slides da Aula

Atualizado em 30/08/2023

Aula 30 - Desenhando soluções

Nesta aula, vamos introduzir o conhecimento de design de experiência do usuário.


Material Didático

Atualizado em 30/08/2023

 


Slides da Aula

Atualizado em 12/12/2023

Aula 31 - Desenhando soluções para a escola

Nesta aula, vamos aprofundar o entendimento dos conceitos de design de experiência do usuário.


Material Didático

Atualizado em 01/08/2023

 


Slides da Aula

Atualizado em 12/12/2023

Aula 32 - Minha escola no futuro

Nesta aula, vamos retomar os conceitos e os fundamentos de um plano de trabalho sistematizado iniciando sua aplicação na escola.


Material Didático

Atualizado em 01/08/2023

 


Slides da Aula

Atualizado em 12/12/2023

Aula 33 - Maquetes & macetes

Nesta aula, vamos conhecer as técnicas para criação de maquetes, trabalhar com escalas e conhecer a ferramenta Google Maps.


Material Didático

Atualizado em 10/10/2023

 


Slides da Aula

Atualizado em 12/12/2023

Aula 34 - Iluminação da escola - Parte 1

Nesta aula, vamos planejar e montar uma maquete referente à iluminação com LED no ambiente escolar.


Material Didático

Atualizado em 11/10/2023

 


Slides da Aula

Atualizado em 12/12/2023

Aula 35 - Iluminação da escola - Parte 2

Nesta aula, você irá aprender a programar o módulo sensor LDR para o acendimento automático quando a luminosidade de um ambiente for menor do que a adequada.


Material Didático

Atualizado em 19/10/2023

 


Slides da Aula

Atualizado em 12/12/2023

Aula 36 - Cancela automática

Nesta aula, faremos um protótipo de cancela que pode ser implementada em condomínios, empresas ou onde a imaginação permitir.


Material Didático

Atualizado em 19/10/2023

 


Slides da Aula

Atualizado em 12/12/2023

Aula 37 - Banheiro ocupado - Parte 1

Nesta aula, aprenderemos a utilizar o mino sensor de movimento PIR, criando um sistema de detecção de pessoas dentro de um ambiente.


Material Didático

Atualizado em 26/10/2023

 


Slides da Aula

Atualizado em 12/12/2023

Aula 38 - Banheiro ocupado - Parte 2

Nesta aula, aprenderemos a utilizar o mino sensor de movimento PIR, criando um sistema de detecção de pessoas dentro de um ambiente.


Material Didático

Atualizado em 10/12/2024

 


Slides da Aula

Atualizado em 12/12/2023

Aula 39 - Estufa inteligente - Parte 1

Nesta aula, vamos criar a maquete de uma estufa inteligente, automatizada.


Material Didático

Atualizado em 31/10/2023

 


Slides da Aula

Atualizado em 12/12/2023

Aula 40 - Estufa inteligente - Parte 2

Dando continuidade à aula anterior, vamos fazer a programação em blocos da estufa inteligente criada na aula anterior.


Material Didático

Atualizado em 31/10/2023

 


Slides da Aula

Atualizado em 12/12/2023

Aula 41 - Escola high-tech

Nesta aula, você e sua equipe irão prototipar uma escola high-tech inteira usando as maquetes que fizeram para compor alguns dos espaços escolares.


Material Didático

Atualizado em 31/10/2023

 


Slides da Aula

Atualizado em 12/12/2023

Aula 42 - Feedback III

Nesta aula você e sua equipe irão relembrar os melhores (e mais desafiadores) momentos de robótica do último trimestre.


Material Didático

Atualizado em 31/10/2023

 


Slides da Aula

Atualizado em 12/12/2023