Robótica Primeiros Passos - Ensino Fundamental - Módulo 2
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Aula 01 - O que já vimos?
Nesta aula, recordaremos momentos importantes do módulo 1, onde demos nossos primeiros passos em relação ao estudo da Robótica.
Aula 02 - Criando histórias no mBlock I
Na aula 2, aprofundaremos os estudos referentes ao software mBlock, e para isso, desenvolveremos uma animação utilizando plano de fundo, cenário, personagem, códigos de movimento e sons.
Aula 03 - Criando histórias no mBlock II
Dando continuidade à aula 02, concluiremos nossa animação, explorando recursos disponíveis no mBlock e construindo a história a partir de perguntas pré-elaboradas.
Aula 04 – Criando jogos no mBlock (Pong) I
Nesta aula, você conhecerá um pouco sobre a história dos jogos eletrônicos e programará o início do jogo Pong.
Aula 05 – Criando jogos no mBlock (Pong) II
Dando continuidade à aula 4, finalizaremos o jogo Pong, programando as raquetes e seus respectivos controles por meio do teclado.
Aula 06 - Criando jogos no mBlock (Labirinto) I
Nesta aula, iremos inserir um joystick para controlar as ações do jogo “pong”, criado no mBlock.
Aula 07 - Criando jogos no mBlock (Labirinto) II
Em continuidade à aula 06, apresentamos a segunda parte da criação do jogo “pong” no mBlock, com inserção de joystick.
Aula 08 - Aperte para acionar
Nesta aula, aprenderemos como controlar o acionamento de um LED.
Aula 09 - Robótica e arte: animações com LED - Parte 1
Nesta aula, produziremos uma animação interativa utilizando o mBlock e LED.
Aula 10 - Robótica e arte: animações com LED - Parte 2
Em continuidade à aula 09, produziremos uma animação interativa utilizando o mBlock e LEDs, com referência às cores primárias e novas cores.
Aula 11 - Rola-rolo I
Nesta aula, iremos construir um veículo que irá simular o movimento de uma moto, ao inclinar para completar uma curva.
Aula 12 - Rola-rolo II
Nesta aula, daremos continuidade à aula 11, concluindo a montagem mecânica e elétrica do rola-rolo, finalizando assim o projeto.
Aula 13 - Feedback da primeira etapa
Nesta aula, vamos rever os pontos mais importantes trabalhados até aqui, recordando conceitos importantes e esclarecendo eventuais dúvidas.
Aula 14 - Alimentador de pets automatizado I
Vamos construir um alimentador de pets automatizado? Separe o material e mãos à obra!
Aula 15 - Alimentador de pets automatizado II
Nesta aula finalizaremos o projeto do alimentador automático de Pets.
Aula 16 - Como estou me sentindo?
Nesta aula, aprenderemos a programar uma matriz de LEDs 8x8. Com ela, criaremos diversos rostinhos que expressarão nossos sentimentos.
Aula 17 - Olhos piscantes
Nesta aula, aprenderemos a programar uma matriz de LEDs 8x8 para simular exemplos de linguagem não verbal expressa pelos olhos.
Aula 18 - Algoritmo e música corporal
Nesta aula buscamos demonstrar como música, programação e robótica estão interligadas.
Aula 19 - Palmas e luz
Nesta aula vamos ver como um sensor de movimento pode controlar o acendimento de um LED.
Aula 20 - Equalizador com sensor de som
Nesta aula, vamos criar um medidor de intensidade sonora, que funcionará com LED
Aula 21 - Acelerômetro e giroscópio
Nesta aula, vamos conhecer o módulo acelerômetro e giroscópio MCU 6050.
Material Didático
Atualizado em 22/08/2024
Aula 22 - Corrente do bem
Nesta aula, você vai usar o display OLED para criar mensagens de apoio e conforto para seus colegas, criando uma corrente do bem digital com o Arduino.
Material Didático
Atualizado em 19/08/2024
Aula 23 - Dado virtual com Arduino
Nesta aula, vamos mergulhar no mundo da criação de um protótipo de dado numérico com giroscópio e matriz LED 8x8.
Aula 24 - Lançador de aviões
Nesta aula, vamos conhecer os princípios da aerodinâmica para desenvolvimento de protótipo de avião.
Aula 25 - Lançador de aviões: o teste
Nesta aula, vamos analisar o funcionamento da catapulta para lançamento de miniaturas de aviões.
Aula 26 - Lançador de aviões: o torneio
Nesta aula, vamos conhecer as categorias dos campeonatos de aeromodelismo e lançamento de aviões de papel.
Aula 27 - Feedback II
Nesta aula, vamos identificar os componentes utilizados nos diversos projetos desenvolvidos.
Slides da Aula
Atualizado em 30/08/2023
Aula 28 - Manuseando resíduos eletrônicos
Nesta aula, vamos identificar procedimentos para manuseio de itens eletrônicos, bem como conhecer ferramentas necessárias à manipulação e reaproveitamento de itens de eletrônica.
Slides da Aula
Atualizado em 30/08/2023
Aula 29 - Motor de redução
Nesta aula, vamos estimular o aprendizado prático de conceitos de engenharia mecânica, eletrônica e trabalho manual.
Slides da Aula
Atualizado em 30/08/2023
Aula 30 - Desenhando soluções
Nesta aula, vamos introduzir o conhecimento de design de experiência do usuário.
Material Didático
Atualizado em 30/08/2023
Slides da Aula
Atualizado em 12/12/2023
Aula 31 - Desenhando soluções para a escola
Nesta aula, vamos aprofundar o entendimento dos conceitos de design de experiência do usuário.
Material Didático
Atualizado em 01/08/2023
Slides da Aula
Atualizado em 12/12/2023
Aula 32 - Minha escola no futuro
Nesta aula, vamos retomar os conceitos e os fundamentos de um plano de trabalho sistematizado iniciando sua aplicação na escola.
Material Didático
Atualizado em 01/08/2023
Slides da Aula
Atualizado em 12/12/2023
Aula 33 - Maquetes & macetes
Nesta aula, vamos conhecer as técnicas para criação de maquetes, trabalhar com escalas e conhecer a ferramenta Google Maps.
Material Didático
Atualizado em 10/10/2023
Slides da Aula
Atualizado em 12/12/2023
Aula 34 - Iluminação da escola - Parte 1
Nesta aula, vamos planejar e montar uma maquete referente à iluminação com LED no ambiente escolar.
Material Didático
Atualizado em 11/10/2023
Slides da Aula
Atualizado em 12/12/2023
Aula 35 - Iluminação da escola - Parte 2
Nesta aula, você irá aprender a programar o módulo sensor LDR para o acendimento automático quando a luminosidade de um ambiente for menor do que a adequada.
Material Didático
Atualizado em 19/10/2023
Slides da Aula
Atualizado em 12/12/2023
Aula 36 - Cancela automática
Nesta aula, faremos um protótipo de cancela que pode ser implementada em condomínios, empresas ou onde a imaginação permitir.
Material Didático
Atualizado em 19/10/2023
Slides da Aula
Atualizado em 12/12/2023
Aula 37 - Banheiro ocupado - Parte 1
Nesta aula, aprenderemos a utilizar o mino sensor de movimento PIR, criando um sistema de detecção de pessoas dentro de um ambiente.
Material Didático
Atualizado em 26/10/2023
Slides da Aula
Atualizado em 12/12/2023
Aula 38 - Banheiro ocupado - Parte 2
Nesta aula, aprenderemos a utilizar o mino sensor de movimento PIR, criando um sistema de detecção de pessoas dentro de um ambiente.
Material Didático
Atualizado em 10/12/2024
Slides da Aula
Atualizado em 12/12/2023
Aula 39 - Estufa inteligente - Parte 1
Nesta aula, vamos criar a maquete de uma estufa inteligente, automatizada.
Material Didático
Atualizado em 31/10/2023
Slides da Aula
Atualizado em 12/12/2023
Aula 40 - Estufa inteligente - Parte 2
Dando continuidade à aula anterior, vamos fazer a programação em blocos da estufa inteligente criada na aula anterior.
Material Didático
Atualizado em 31/10/2023
Slides da Aula
Atualizado em 12/12/2023
Aula 41 - Escola high-tech
Nesta aula, você e sua equipe irão prototipar uma escola high-tech inteira usando as maquetes que fizeram para compor alguns dos espaços escolares.
Material Didático
Atualizado em 31/10/2023
Slides da Aula
Atualizado em 12/12/2023
Aula 42 - Feedback III
Nesta aula você e sua equipe irão relembrar os melhores (e mais desafiadores) momentos de robótica do último trimestre.
Material Didático
Atualizado em 31/10/2023
Slides da Aula
Atualizado em 12/12/2023